Planetário itinerante em Peirópolis

Exibirá vídeos para público.

Por Redação Curtoo, Uberaba/MG
16/04/2019 11:41

O projeto de extensão universitária “Planetário Itinerante – UFTM” estará aberto ao público no Museu dos Dinossauros em Peirópolis nos dias 27 de abril e 4 de maio, das 9 às 16 horas.

A atividade principal é a exibição de vídeos de astronomia, em 360º na cúpula do planetário, com a presença de monitores alunos da UFTM, que estarão disponíveis para sanar dúvidas e propor discussões sobre os temas dos vídeos exibidos. Não é necessário agendamento.

O Planetário Itinerante faz parte do programa de divulgação científica “Para além dos muros da universidade: a divulgação científica por meio de ações socioeducativas e culturais”, e é uma iniciativa dos professores Pedro Donizete Colombo Junior, coordenador, Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, Marcos Dionizio Moreira e Thiago Marinho, do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE.

De uma maneira bastante simples, o planetário pode ser entendido como um local de cúpula fechada, na qual são projetados (em fulldome 360º) diferentes temáticas, como: astronomia, geologia; matemática e paleontologia, física e química, entre outras.

Segundo o professor Pedro Colombo, coordenador do programa, “o Planetário Itinerante é um sonho antigo do curso de Física da UFTM, que se concretiza próximo de o curso completar dez anos de existência”. O professor informa  ainda que “o uso do planetário não ficará restrito à UFTM, devendo ir além dos muros da Universidade, buscando fortalecer ações de popularização da ciência, da tecnologia e da inovação em Uberaba e cidades da região, desta forma propiciando o estreitamento das relações entre Universidade e sociedade”.

Confira algumas fotos:

Confira as fotos

Além de atividades extensionistas desenvolvidas com o uso do planetário, vislumbra-se também o desenvolvimento de pesquisas sobre a percepção pública da ciência, e atividades de ensino em diferentes cursos de formação de professores, por exemplo. Atendendo, assim, a tríade ensino, pesquisa e extensão, a qual se sustenta a Universidade, ressalta o professor.

“É oportuno destacar que o planetário itinerante era a atividade que faltava dentro das ações pensadas em nosso programa de Divulgação Científica, iniciado em 2016, e que já atendeu mais de 5 mil visitantes em atividades, como: Clube de Astronomia; Visualizações do céu; Mostras de Saberes em escolas públicas e, exposições de Astrofísica, Geologia e Paleontologia”. É um programa que conta com uma equipe de mais de 15 alunos de diferentes cursos de graduação da UFTM.

Fonte: Divulgação/UFTM
http://www.uftm.edu.br/