Social
Forró da Sabedoria celebra Junho Violeta em Uberaba
Evento da UAI promove música, convivência e valorização das pessoas idosas no dia 25 de junho
A Unidade de Atenção ao Idoso (UAI), vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds), realiza no próximo dia 25 de junho, a partir das 13h30, o evento “Forró da Sabedoria”. A iniciativa integra a programação do Junho Violeta, campanha de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa.
Mais do que uma tarde de música e confraternização, o encontro tem como objetivo reforçar a importância do respeito, da valorização e da promoção da qualidade de vida da população idosa. A proposta também busca estimular a convivência social e fortalecer vínculos por meio da cultura, da dança e das memórias afetivas.
A programação contará com muita música, forró e momentos de integração em um ambiente preparado especialmente para celebrar aqueles que ajudaram a construir a história da comunidade. O evento é voltado para proporcionar lazer, acolhimento e oportunidades de socialização para as pessoas idosas atendidas pela unidade.
Segundo o chefe da Seção de Atendimento Especial à Pessoa Idosa da Seds, Ruanis Freitas, a ideia surgiu a partir da compreensão de que a música tem um papel importante no bem-estar emocional e na valorização da pessoa idosa.
“A ideia do forró surgiu através da perspectiva de que a música traz boas lembranças que remetem a afetos. A pessoa idosa merece esse carinho e atenção em todos os dias do ano”, destacou.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Anna Maia Jampaulo, ressaltou que iniciativas como essa contribuem para ampliar a participação social e reconhecer a importância das pessoas idosas na sociedade.
“O Junho Violeta nos convida à reflexão, mas também à valorização. É fundamental criar espaços de convivência, respeito e protagonismo para as pessoas idosas, reconhecendo toda a contribuição que elas oferecem à nossa comunidade”, afirmou.
Além de marcar o mês de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, o “Forró da Sabedoria” reforça o compromisso da Prefeitura de Uberaba, por meio da Seds e da UAI, com a promoção de políticas públicas voltadas à proteção, ao cuidado e à garantia de direitos da população idosa, incentivando o envelhecimento ativo, saudável e com dignidade.