Turismo

Uberaba terá novo espaço cultural com a criação do Museu Casa do Chico

A primeira residência de Chico Xavier em Uberaba, onde o médium viveu ao chegar na cidade em 1959, será transformada no Museu Casa do Chico, um espaço dedicado à cultura, história e espiritualidade. O projeto inclui também a construção da nova sede da AME (Aliança Municipal Espírita), em homenagem ao legado de um dos maiores médiuns brasileiros.

Desenvolvido por uma equipe voluntária de arquitetos associados da AUREA, o projeto foi apresentado na última quinta-feira aos representantes do Memorial Chico Xavier, Geoparque, Uniube, Prefeitura e Fundação Cultural. Combinando tradição e inovação, o trabalho busca integrar a simplicidade característica de Chico Xavier com uma visão arquitetônica contemporânea.

Na parte nova do museu, o Café Casa do Chico trará um conceito moderno e sustentável, com uso de materiais ecológicos e espaços conectados à natureza. A proposta une funcionalidade e beleza, respeitando a essência do homenageado.

Agora, a Associação AUREA dará início à elaboração do projeto executivo, enquanto a AME lançará uma campanha de captação de recursos para viabilizar as obras. A mobilização promete unir esforços da comunidade e de apoiadores para concretizar esse espaço de preservação da memória e promoção cultural.

A receptividade ao projeto destaca o entusiasmo da comunidade para receber um espaço cultural de alto nível, que reforça a memória e o legado de Chico Xavier, uma figura tão importante para a cidade e para o país.

Veja as imagens do projeto:

Confira as fotos