Educação

Sagri e Universidade do Agro preparam pesquisa sobre produção de hortifrutigranjeiros em Uberaba

Foi realizada nesta quarta-feira (19), a terceira reunião das equipes da Secretaria do Agronegócio (Sagri) e da Universidade do Agro, da Universidade de Uberaba (Uniube), para mais uma etapa da formatação da parceria para formação dos produtores de hortifrutigranjeiros no Município, visando à melhoria na qualidade, produtividade e desempenho dos negócios no campo. Participaram da reunião o secretário adjunto do Agronegócio, Carlos Dalberto de Oliveira Júnior (Belzinho), o assessor de Gabinete José Geraldo Celani, a zootecnista Taísa Cristina Tinoco representando a Sagri, o professor Francisc Henrique Silva e o gestor de Pós-Graduação da Uniube, Eduardo Gouvêa.  

Um questionário está sendo preparado para que seja realizado diagnóstico de identificação dos principais desafios enfrentados pelos produtores rurais da região, com abrangência em toda a cadeia produtiva, desde o planejamento, preparo do solo até a comercialização dos produtos. Ele tem o objetivo também de coletar informações essenciais sobre as práticas utilizadas em suas propriedades, permitindo uma análise abrangente das questões relacionadas ao cultivo de olerícolas.  

"Com base nas respostas obtidas, será possível elaborar um plano de ação personalizado, buscando soluções eficazes para os problemas identificados e, assim, contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento de suas atividades agrícolas", destacou Eduardo. 

O professor Francisc apontou que a Universidade do Agro, criada há pouco mais de dois meses, é uma verticalização de mais de 20 cursos voltados para o setor, como Veterinária, Agronomia, Zootecnia e Agronegócio, bem como a prestação de serviços em outras modalidades como a consultoria. A parceria com a Prefeitura de Uberaba permite estruturar a cadeia produtiva de hortaliças, tendo em vista que a produção atual está muito abaixo da demanda do consumo no Município. "Nosso intuito é estudar toda a cadeia e, a partir daí, definir estratégias para melhorar esse cenário. Inclusive elevando a qualidade de vida do produtor rural", salientou. 

Para José Geraldo Cellani, a presença da Uniube Agro junto à Sagri é muito importante tanto para a escola quanto para a Prefeitura, sendo que o produtor vai usufruir de todo o trabalho. 

A equipe da Uniube vai se reunir com a Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros e da Agroindústria Familiar do Vale do Rio Grande (Horvagra), nos próximos dias, para dar início aos contatos com os produtores e aplicação dos questionários.